Resistência infravermelho: confira seus diferenciais
top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Resistência infravermelho: confira seus diferenciais

Atualizado: 16 de mar. de 2023


Resistência infravermelho: confira seus diferenciais

Você já ouviu falar sobre a resistência infravermelho? Esse modelo tem características próprias que o tornam extremamente eficaz para aplicações em máquinas da indústria têxtil, alimentícia e automobilística, por exemplo. Isso porque ele oferece diferenciais que se destacam em relação aos outros tipos de resistência.


Neste conteúdo, vamos explicar qual é a serventia das resistências elétricas infravermelho e em quais segmentos do mercado elas podem ser usadas. Além disso, apresentaremos os diferencias desses componentes e as suas indicações de uso. No post, você vai descobrir como escolher essas peças que são fundamentais para o crescimento do seu negócio.


Para aprofundar o seu conhecimento sobre esse produto e garantir a escolha certa para a sua empresa, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre a resistência infravermelho. Faça a leitura deste artigo até o fim e descubra tudo o que precisa saber a respeito desses componentes que estão fazendo sucesso nas indústrias de segmentos variados.


Quer saber como funcionam as resistências elétricas infravermelho e para que elas servem? Continue a leitura!


Qual é a serventia das resistências elétricas infravermelho?


A maioria das pessoas tem dúvidas sobre o funcionamento das resistências elétricas, que são indispensáveis para o sucesso de diversos empreendimentos. Essas peças têm várias características, mas a sua principal função é o aquecimento de ambientes, máquinas e equipamentos. Elas servem para a execução de diversos processos na indústria e são muito utilizadas.


As resistências da IMC são fabricadas de acordo com a necessidade do cliente e com as dimensões indicadas pelo solicitante. As peças são confeccionadas com processos modernos, e asseguram precisão e eficiência além da aplicação uniforme. Esses componentes são usados para o aquecimento e a secagem em equipamentos e máquinas industriais.


Uma resistência elétrica infravermelho é fabricada com uma placa de cerâmica esmaltada que confere proteção contra a umidade. Ela tem um enorme poder de aquecimento — decorrente da radiação — que auxilia os materiais com o aquecimento uniforme e constante, que é bastante efetivo nos processos produtivos. Diante disso, é possível evitar a perda da produção.


Em quais segmentos essas resistências podem ser usadas?


Esse tipo de resistência emite ondas de infravermelho e trabalha com temperaturas entre 300° C a 750° C. São peças de vida útil prolongada, que têm excelente desempenho durante muitas horas e que secam de forma uniforme as superfícies. Elas podem ser aplicadas em lâminas deformadas, placas plásticas, pinturas, máquinas de embasado etc.


As peças são usadas na transformação do plástico para o desenvolvimento de produtos variados. Para evitar problemas futuros e obter bons resultados, é necessário encontrar as melhores fábricas, que utilizem matéria-prima de qualidade, ofereçam manutenção e garantam a execução dos serviços. Portanto, encontre uma empresa renomada e que tenha um excelente suporte


A resistência elétrica infravermelho serve para aquecer as estufas por irradiação, principalmente para o processo de modelagem de plásticos. Os componentes são constituídos por um corpo cerâmico que possibilita a distribuição do calor, e protege contra a oxidação e reações químicas. Com ele, é possível obter um aquecimento eficaz, rápido e direcionado, para garantir os resultados almejados.


Quais são as características das resistências elétricas infravermelho?


As resistências elétricas infravermelho são peças constituídas de metal e, por esse motivo, não são ofuscantes. Com um infravermelho profundo, elas aquecem rapidamente e realizam trabalhos que têm maior durabilidade.

Veja, a seguir, algumas características que fazem desses componentes ferramentas perfeitas para as indústrias!

Rapidez na secagem

O uso das resistências elétricas infravermelho produz rapidez na secagem industrial. Os líquidos e as tintas que respigam são queimados instantaneamente, sem causar problemas de manutenção ou interferir na eficiência das operações.

Os componentes côncavos produzem radiação infravermelha de onda longa e média, que secam ou pré-aquecem papel, plástico, solventes e têxteis em vários processos industriais.

Vida útil longa

A vida útil prolongada é outro fator interessante nas resistências elétricas infravermelho, que têm desempenho padronizado.


Elas são as melhores soluções para atividades envolvidas na fabricação de produtos de alta qualidade, e são comercializadas em diversos modelos. Os principais tipos são a plana e a côncava, sendo que ambas são adaptáveis às demandas dos clientes.

Boa aplicação

Não importa qual seja o modelo escolhido, todos eles têm boa aplicação em vários tipos de máquinas industriais.


As resistências elétricas infravermelho são aplicadas na máquina de sopro, lâmina a vácuo e placa plásticas, entre outras. Essas peças são protegidas contra a umidade com um esmalte, contam com trava e mola para fixação, fio de ligação com miçangas para suporte etc.


A resistência elétrica infravermelho pode ser fabricada com fio de Ni-Cr fundido em corpo cerâmico, a longitude de onda é de 3 a 7 micros e a temperatura suportada varia de uma peça para a outra. A potência desses componentes pode ser de 127 volts ou 220 volts, para suprir as necessidades das indústrias.


As resistências elétricas são elementos que têm capacidade de se opor à passagem das correntes de energia. Os seus modelos variam de largura, comprimento e natureza do material usado em sua fabricação, que vai depender da temperatura a que serão submetidas. Os componentes sofrem variação de acordo com a tensão e intensidade da eletricidade.

Funcionalidade

A IMC fabrica, inclusive, resistências infravermelho para a substituição de lâmpadas de vidro, as quais têm o componente aquecido em formato do número 8.

Os seus terminais são montados sobre uma base bipolar ou rosqueada. Então, quando você precisar comprar uma nova resistência, tenha em mente a grande variedade que existe no mercado desse tipo de produto.


Considere que cada modelo é indicado para casos distintos, e pode ser mais ou menos eficiente para solucionar o seu problema. É por isso que encontrar o tipo certo é um passo importante para garantir o sucesso da sua empresa.


Antes de efetuar a compra, converse com profissionais especializados para ter certeza de fazer a escolha certa para as funções a serem executadas.


Diversos aparelhos industriais dependem das resistências elétricas infravermelho para o seu correto funcionamento, que se baseia em dispositivos ou resistores.

A sua função é converter a eletricidade em energia térmica em máquinas utilizadas para a produção de produtos. O condutor metálico se aquece e produz calor por meio dos choques de elétrons contra átomos.


Quais são os diferenciais da resistência infravermelho?


Você já deve ter percebido que esse tipo de produto é diferente dos outros, certo? Com uma grande rede de diferenciais, a resistência infravermelho se destaca no mercado e se torna uma excelente aliada de profissionais que querem potencializar o funcionamento das suas máquinas, sem perder de vista a qualidade de serviço — e, é claro, a vida útil do equipamento.


Hoje, encontramos dois tipos de resistência infravermelho no mercado — de cerâmica e de quartzo —, sendo que cada uma oferece benefícios próprios para serem usufruídos por diferentes setores, como:

  • resistência infravermelho em cerâmica: os seus módulos radiantes são excelentes para a indústria alimentícia, laboratorial, de embalagens e de borracha de silicone;

  • resistência infravermelho em quartzo: muito benéfica para aplicações a vácuo, sendo amplamente utilizada em processos de secagem, evaporação, dilatação, amolecimento e colagem de materiais.

Entretanto, independentemente do modelo utilizado, essa resistência oferece benefícios únicos que fortalecem o desempenho do seu maquinário e garantem melhores resultados. Nos próximos tópicos, explicaremos quais são eles. Acompanhe as informações, a seguir!

Aquece de forma rápida e uniforme

O aquecimento de uma resistência é a principal forma de garantir a segurança da sua máquina, sobretudo quando ele ocorre de forma rápida e uniforme. Afinal, inconstâncias na distribuição de calor podem causar defeitos nos equipamentos e colocar sua durabilidade em risco, não é mesmo?


No caso do modelo infravermelho, o material exposto à resistência absorve uma parte das emissões eletromagnéticas, mantendo a outra parte refletida e o restante livre para adentrar. Consequentemente, a parte absorvida contribui para o aquecimento e, em função de ser por vias de emissões eletromagnéticas, ele ocorre de forma constante.


Por operar com radiação infravermelha de onda média e longa, esse tipo de resistência garante uma excelente distribuição do calor, ocorrendo de maneira uniforme. E mais: isso tudo ocorre de forma automática, ou seja, não é necessário nenhum contato humano com o modelo para garantir sua boa usabilidade, diminuindo os riscos físicos e financeiros para a empresa.

Não emite raios ultravioletas

O termo infravermelho causa, muitas vezes, preocupação nos profissionais da área. Afinal, qualquer tipo de emissão que possa ser prejudicial à saúde dos trabalhadores deve ser analisado com cautela para não colocar em risco a vida das equipes.


Um dos maiores benefícios dessa resistência é a não emissão de raios ultravioletas. A radiação infravermelha utilizada nesse modelo não é capaz de causar danos à saúde dos profissionais, pois não apresenta raios ionizantes.

Isso evita, por exemplo, a exposição dos trabalhadores a emissões danosas às células e permite o uso fácil, rápido e seguro da resistência na sua empresa.

Tem alta durabilidade

Não há como negar: um grande fator de decisão para escolher essa resistência é a sua durabilidade. Qual colaborador não gostaria de introduzir na organização uma peça que potencializa a produtividade dos equipamentos e apresenta uma vida útil muito superior às demais? Pois é, com certeza, isso pode se tornar um grande feito no seu desenvolvimento profissional.


A grande durabilidade origina-se a partir da sua construção: seu sistema modular permite a identificação dos defeitos e garante sua substituição sem precisar de testes — sendo ideal para trabalhos que exigem produção em massa. Consequentemente, o desempenho do acessório aumenta, e o aquecimento de determinadas substâncias ou materiais é feito com mais segurança.

Reduz o consumo de energia

A cada instante, empresas procuram formas de investir corretamente o seu dinheiro para conquistar melhores resultados. Uma maneira de economizar nos processos ocupacionais é por meio da diminuição do consumo de energia.

A resistência infravermelho, então — sobretudo do tipo cerâmica —, apresenta uma excelente capacidade de gerar calor e aquecer uniformemente os materiais.


Com um desempenho maior, espera-se um aumento considerável do consumo de energia e um maior investimento financeiro, certo? Mas não é isso que acontece com esse modelo. Como comentamos, o aquecimento gerado ocorre sempre de maneira rápida e uniforme, o que diminui consideravelmente a necessidade de consumir energia.


Por isso, é fundamental verificar se a resistência está regulada corretamente e aplicada nos processos indicados para sua utilização. Assim, você garante um excelente aumento na eficiência dos seus equipamentos, sem colocar em risco sua vida útil — e, mais ainda, possibilita a economia no consumo de energia da empresa.

Quais são as indicações de uso?

Nos últimos tópicos, apresentamos os principais diferenciais e benefícios que esse modelo de resistência oferece para você e sua empresa. Com isso em mente, sempre surge uma grande questão: será que existem indicações para utilizá-lo corretamente? Se você acredita que sim, então acertou em cheio! Existem maneiras adequadas para fazer uso das resistências elétricas infravermelho.


Como explicamos, existem muitos setores que usufruem desse tipo de resistência, independentemente de ela ser em cerâmica ou em quartzo. No entanto, não são todos os mecanismos que conquistam 100% do desempenho do equipamento ao utilizar a resistência infravermelho.


Por exemplo, as áreas que mais se beneficiam com o modelo e conseguem alcançar o máximo desempenho são:

  • desenvolvimento de placas plásticas, tintas e pinturas;

  • máquinas de sopro;

  • pré-aquecimento de lâminas deformadas a vácuo;

  • processos de secagem rápida de pinturas e acabamentos;

  • aceleração de reações químicas, principalmente em laboratórios;

  • termomoldagem de materiais plásticos;

  • aquecimento e secagem contínua de materiais.

Lembre-se de que identificar em qual equipamento a resistência está sendo inserida e conferir qual a sua finalidade são passos importantes para escolher o modelo ideal.


Assim, você consegue unir os benefícios do produto com o desempenho do equipamento e fortalecer a produção em massa, para garantir cada vez mais resultados impactantes para a empresa.


Como escolher as resistências elétricas infravermelho ideais?


Na hora de escolher as resistências para o seu negócio, procure uma empresa especializada na fabricação desses componentes.


A IMC está a mais de 50 anos atuando em todo o território nacional, vendendo materiais para empresas do Brasil inteiro e fazendo projetos de resistência de acordo com as necessidades de seus clientes — que pertencem aos mais variados nichos.


Essa indústria de resistências elétricas tem credibilidade no mercado e conta com um estoque de peças padrão para o fornecimento imediato.

É só entrar em contato com a equipe de atendimento, fazer o pedido e enviar o componente para a IMC, que faz também produção sob medida para casos específicos. A empresa tem experiência e oferece atendimento exclusivo aos seus clientes.


Ao longo do conteúdo, você pôde conhecer a importância da resistência elétrica infravermelho e os melhores diferenciais que ela oferece para você e sua empresa. Para escolher o modelo certo, é fundamental conversar com um especialista na fabricação de resistências, a fim de descobrir qual produto garante o desempenho máximo dos seus equipamentos.


E então, quer garantir o modelo certo? Acesse o site para encontrar o tipo ideal para sua empresa!

180 visualizações2 comentários
bottom of page